ATIVIDADE FÍSICA DIRECIONADA A PESSOA COM DOENÇA DE ALZHEIMER



A Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa caracterizada pelo declínio cognitivo progressivo. Resulta em deterioração progressiva na habilidade para desenvolver as atividades de vida diária, relacionada ao prejuízo sobre a capacidade funcional, tal fato traz como consequência aumento da sobrecarga do cuidador, o que leva a uma procura mais frequente dos serviços de saúde.
A atividade física pode ser uma importante estratégia de intervenção não farmacológica atuando como função protetora e fator contribuinte para a condição mental e física dos pacientes e de seus cuidadores.
Um programa de atividade física personalizado e sistematizado contribui com a manutenção da capacidade funcional, bem como da atenção, concentração e memória recente de idosos com DA.
Portanto, o treinamento com pesos nesta população poderá contribuir na atenuação dos distúrbios neuropsiquiátricos, bem como na capacidade funcional do paciente com DA.

No vídeo acima, exemplo de atividade física realizada pela pessoa com Doença de Alzheimer.Idosa, Fase Moderada, 83 anos realizando extensão de ombro utilizando peso de 1kg. Com o propósito de manter por mais tempo suas atividades de vida diária preservadas. 

0 Comentários