Dúvidas Frequentes


Perguntas e Respostas Frequentes sobre o Idoso


1) O que é Fisioterapia Gerontológica?

É a área da Fisioterapia que cuida do idoso.

2) Onde pode ser realizada essa sessão de Fisioterapia com o idoso?

Em casa, casas de repouso, instituições de longa permanência (asilo), academias personalizadas, hospitais e clínicas de fisioterapia.

3) Ela é personalizada ou em grupo?

Pode ser personalizada, como quando é a domicílio ou em grupo no caso de ser uma casa de repouso ou instituições de longa permanência.

4) Qual cuidado o familiar ou o idoso devem tomar ao procurar um profissional para cuidar da prevenção e dos problemas adquiridos durante o processo de envelhecimento?

Deve se certificar que esse profissional seja qualificado e habilitado para tratar do idoso, direcionar e ensinar a família de como participar desse evento que é o envelhecer do idoso.

5) Existe diferença no tratamento de um pessoa jovem para uma pessoa idosa?

Sim, o idoso requer uma atenção personalizada e individualizada, percebo isso no meu trabalho, preciso sempre estar olhando nos olhos dele, conversando com calma, articulando as palavras e olhando exclusivamente para ele. É dessa maneira que ele vai entender melhor o que eu quero passar para ele na sessão de fisioterapia. Enquanto que o jovem não requer toda essa atenção, pois tem suas funções cognitivas preservadas.

6) Porque procurar um Fisioterapeuta Gerontológico?

Simples, porque esse é o profissional capacitado para cuidar do processo de envelhecimento e que possui uma visão globalizada sobre o assunto.

7) A partir de quantos anos uma pessoa é considerada idosa?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde a pessoa que atingiu a idade de 65 anos em países desenvolvidos e 60 anos em países em desenvolvimento como o Brasil. Ainda inserido neste conceito pode se subdividir a população de idosos como sendo "idoso jovem" aquele com 60 a 69 anos, "idoso velho" aquele com 70 a 79 anos, e "idoso muito velho" ou "muito idoso" aquele com idade acima de 80 anos. (Fonte: Revista Home Care Brasil - Ano II - N°17 Março/Abril 2008)

8) Como ter um envelhecimento saudável?

Para a população adquirir um envelhecimento saudável é preciso estar realizando uma prevenção constantemente junto com hábitos saudáveis adquiridos durante toda a vida. É um processo contínuo, mas as pessoas precisam continuar ativas.
Envelhecer com saude exige uma prevenção das doenças que vão surgindo ao longo da vida, com por exemplo, hipertensão e o diabetes. Esta prevenção se faz através do controle de fatores de risco, como o fumo, o sedentarismo e o colesterol alto. Para que esses fatores não possam afetar a qualidade de vida da população é necessário que as pessoas tenham consciência e compromisso pessoal que precisam realizar atividade física e uma alimentação saudável.

9) Existe cura para as doenças dos idosos?                                          

As doenças que os idosos vão adquirindo durante o processo de envelhecimento, são crônicas, e não é possível ter a cura delas, mas as mesmas podem ser controladas e na maioria das vezes depende muito da pessoa se ajudar também. 

10) Existe controle para as doenças crônicas dos idosos?

Para ter o controle dessas doenças e ter um processo de envelhecimento saudável é preciso que a pessoa tenha hábitos saudáveis, pratique alguma atividade física, tenha horas de lazer, mantenha a sexualidade ativa, tenha metas e objetivos, não deixe de ter atividades intelectuais, tenha fé, acredite em algo, cultive a espiritualidade.
 As pessoas precisam conscientizar-se que envelhecer pode ser uma conquista e não um castigo e que sempre vale a pena a mudança de comportamentos que promovem ter uma vida mas ativa e melhor, dependendo da idade que esse indivíduo possa ter.

11) Qual o papel do profissional Fisioterapeuta Gerontológico diante da velhice?

O Fisioterapeuta Gerontológico sendo o profissional capacitado nesta área tem um cuidado especializado e individualizado ao idoso, tratando-o globalmente e de forma personalizada, como um indivíduo que tem uma história de vida e que merece um tratamento digno, adequado aos cuidados que necessita.

12) A família participa do cuidado do seu idoso?

Sim. O papel da família é essencial para o cuidado com o idoso, pois o fisioterapeuta passa menos tempo junto com esse indivíduo do que a família, tanto que esse profissional pode auxiliar a família a cuidar do seu idoso com maior qualidade diminuindo a sobrecarga e a ansiedade comum aos familiares e cuidadores.

13) A Fisioterapia Gerontológica também serve para o idoso saudável?

Sim, por que esse profissional neste caso vai prevenir, recuperar e manter algumas funções. A saúde não é mais medida pela presença ou não de doenças e sim pelo grau de preservação da capacidade funcional. O que esta em jogo na velhice é a autonomia ou seja, a capacidade de determinar e executar suas próprias atividades da vida diária.

14) Quais as possíveis indicações da Fisioterapia Gerontológica?

  • Queda.
  • Déficits de força muscular ou ADM (amplitude de movimento).
  • Órtese para deambulação.
  • Dores musculoesqueléticas.
  • Dificuldade de realizar transferências e/ou precisa de ajuda.
  • Déficit de equilíbrio.
  • Paciente acamado.
  • Prescrição de equipamentos de adaptação para aumentar sua segurança dentro de casa.


Para demais dúvidas, sugestões ou reclamações envie e-mail para:
fisioraissa@hotmail.com