29 de outubro de 2015

FISIOTERAPIA NO NÍVEL PRIMÁRIO DE ATENÇÃO Á SAÚDE DO IDOSO.









A Fisioterapia/exercício físico é imprescindível na atenção primária ao idoso, já que auxilia na prevenção de doenças causadas pelo envelhecimento quanto na promoção da sua independência e qualidade de vida.Preservando as funções motoras do idoso, a fisioterapia retarda a instalação das possíveis incapacidades próprias do envelhecimento e trata de dificuldades, alterações e sintomas que já tenham atingido o sue organismo.

Um programa de exercícios físicos, bem orientado e eficiente, para os idosos deve ter como meta melhorar a capacidade física, reduzindo a deterioração das variáveis da aptidão física, como resistência cardiovascular, força, flexibilidade e equilíbrio.

Portanto, a importância do fisioterapeuta é significativa e realçada na atenção primária junto ao idoso.Ele é um profissional habilitado para o reconhecimento dos distúrbios cinético funcionais dos pacientes assim como a prescrição da conduta adequada à prevenção de doenças e promoção de saúde.



FONTE DE APOIO: ARTIGO: CONTRIBUIÇÕES DA FISIOTERAPIA/EXERCÍCIO FÍSICO PARA PACIENTES IDOSOS ATENDIDOS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA.