FISIOTERAPIA PARA IDOSOS - EXERCÍCIO DE DUPLA TAREFA PARA IDOSOS.







A Dupla Tarefa pode ser definida como o ato de realizar uma atividade primária, para a qual é destinado o maior foco de atenção, incorporada a uma segunda atividade executada ao mesmo tempo. A realização de duas tarefas simultâneas é comum no cotidiano e representa uma capacidade altamente vantajosa para o indivíduo, podendo ser considerada um pré-requisito para uma vida normal.

Em idosos, a busca pela concentração focal ao executar ações simultâneas compromete o equilíbrio postural, podendo causar diminuição da autonomia coletiva, alterações em atividades corriqueiras, depressão, declínio da mobilidade, medo e apreensão, devido a maiores riscos de quedas, com consequente gastos com tratamento de saúde.

Sendo assim a dupla tarefa pode influenciar no equilíbrio, entretanto, sabe-se que o treinamento com DT pode gerar algum benefício no componente cognitivo e consequentemente melhora no controle postural e no equilíbrio dos indivíduos que recebem esse treinamento.

Exercício Proposto no Vídeo acima: Trabalhar o equilíbrio e ao mesmo tempo pisar nas figuras coloridas ditas  pelo fisioterapeuta.
Objetivo: exercitar o equilíbrio, lateralidade, atenção, memória .

Artigos de Pesquisa
Dupla tarefa e mobilidade funcional de idosos ativos .Ano: 2015
Efeitos de um programa de exercícios em dupla-tarefa sobre o equilíbrio e a cognição de mulheres idosas. Ano: 2015

0 Comentários