FISIOTERAPIA DOMICILIAR DIRECIONADA AO IDOSO


A fisioterapia tem como finalidade restabelecer, reabilitar, manter ou adaptar os idosos com limitações funcionais, decorrentes do envelhecimento e/ou doenças. Desse modo, a fisioterapia é parte fundamental no tratamento do idoso e deve ser incorporada a assistência domiciliar, podendo atuar em casos de dependência nas AVD, quedas recorrentes, dificuldade na locomoção ou restrições ao leito, cuja mobilidade e função respiratória do idoso encontram-se reduzidas. 

Quer saber mais sobre como impedir quedas em idosos? Clique aqui

O atendimento domiciliar insere-se dentro de um modelo gerontológico que visa, na medida do possível, reinserir o idoso na comunidade, preservando ao máximo sua autonomia, buscando a recuperação de sua independência funcional e procurando mantê-lo um cidadão-ativo, participativo, produtivo e afetivo. Assim, seus potenciais benefícios seriam a manutenção e o aumento da qualidade de vida deste e de seus familiares.




Uma senhora está exercitando o movimento de levantar e sentar da cadeira onde, ao mesmo tempo, encosta na cores solicitadas por mim. Neste vídeo é trabalhado fortalecimento muscular, equilíbrio, mobilidade e estímulos cognitivos. 

Essa modalidade de fisioterapia - a Fisioterapia Domiciliar - vem sofrendo um grande crescimento dentro da população em função das grandes vantagens oferecidas. Nela, o terapeuta vai até a residência do paciente para prestar serviço, sem que o paciente precise se deslocar. Essa residência pode ser sua própria casa, instituições de longa permanência, casa de repouso e hospitais.

A Fisioterapia Domiciliar também oferece ao paciente maior comodidade, flexibilidade de horário e uma maior afinidade com o fisioterapeuta, sendo o meu trabalho personalizado e individualizado, podendo observar as reais dificuldades e necessidades do paciente idoso em suas atividades de vida diária e criar um programa de reabilitação para que sua recuperação seja eficaz, dentro das reais possibilidades de cada indivíduo tratado.

Exemplo de atividade realizada no domicílio do idoso:


Treino de Marcha



Estas atividades proporcionam mais autonomia para que o idoso realize suas atividades de vida diária com mais independência. Ex: realizar compras no mercado, carregar sacolas.

FONTE: LIVRO- FUNCIONALIDADE E ENVELHECIMENTO(FISIOTERAPIA: TEORIA E PRÁTICA CLÍNICA; AUTORES: MONICA RODRIGUES PERRACINI E CLÁUDIA MARINA FILÓ- 2011.

Quer saber mais sobre como funciona um programa de prevenção de quedas? Possui um familiar ou amigo que possa se beneficiar do programa? Entre em contato clicando aqui.










0 Comentários