OS EXERCÍCIOS FÍSICOS COMO ATENUANTES NOS SINAIS E SINTOMAS DA DOENÇA DE ALZHEIMER


 


A Doença de Alzheimer compromete a integridade física, mental e social, acarretando manifestações cognitivas e neuropsiquiátricas que resultam na deficiência progressiva e incapacidade do indivíduo. Dentre as alterações da doença, podemos ressaltar a perda de memória em curto prazo; dificuldade na fluência verbal, funções cognitivas, habilidades visuo-motoras e destreza para manusear objetos e ferramentas havendo progressão destas alterações conforme o avanço da doença. 

A realização de exercícios físicos e cognitivos auxiliam no retardo da progressão dos sintomas, principalmente do estado funcional dos pacientes.

A prática de exercícios físicos vêm contribuir como estratégia não-farmacológica para redução ou estabilização dos sinais e sintomas da doença.

NO VÍDEO acima o idoso com alzheimer está praticando exercícios com o envolvimento da parte motora e cognitiva. Sempre com o comando verbal da profissional (fisioterapeuta) para que execute com clareza as atividades.

Esta utilizando o T.D.E. (TAPETE DE EXERCÍCIOS DIDÁTICOS)  www.adaptamais.com.br com o colorido, lúdico, consigo com que o idoso execute os comandos e movimentos com mais facilidade.


Fonte de Apoio: Efeitos de um programa de exercícios na mobilidade, equilíbrio e cognição de idosos com DA. Ano: 2014.

0 Comentários