UMA CASA SEGURA E AGRADÁVEL PARA O PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER


A casa comum pode oferecer riscos a pessoa idosas com redução da visão e maior dificuldade em manter o equlíbrio.Na doença de Alzheimer, ocorre ainda redução da atenção e dificuldade em perceber problemas ou em identificar quando alguma coisa não está funcionando bem.Portanto, os maiores riscos de quedas são no final da fase moderada e início da fase grave, quando o discernimento está bastante prejudicado mas a mobilidade ainda está preservada o suficiente para que iniciativas arriscadas possam ser tomadas.
As adaptações na casa podem tornar o ambiente mais seguro, mas, quando levadas ao extremo, resultam em um ambiente tão despojado que pode se tornar pouco acolhedor.

Alguns pontos devem ser lembrados na concepção geral:
  • Preste atenção a objetos que são reconhecidos e valorizados, como móveis, vasos,quadros e fotografias.Coloque-os em destaque,de modo que possam ser facilmente  vistos.
  • Objetos ou fotografias que são claramente reconhecidos podem ser úteis como ponto de partida para lembrar do passado.
  • Manter o piso o mais livre possível e um amplo espaço de circulação entre os cômodos.Especial atenção deve ser dada a fios soltos, que devem ser fixados junto ao rodapé e a tapetes.Estes últimos devem ser retirados sempre que possível, ou colocados sobre material antiderrapante.
  • Tiras com pesos costurados ou colados junto às bordas diminuem a chance de tropeçar.
  • O espaço de circulação deve ser deixado livre de mesinhas ou estantes baixas.
  • As quinas agudas dos móveis podem causar ferimentos, em caso de esbarrão.O problema pode ser evitado com protetores de quina.
  • O espaço da circulação deve ser bem iluminado.Os degraus devem ser bem assinalados com fita adesiva da cor berrante, assim como portas e paredes de vidro,nas quais devem ser afixadas faixas coloridas.
  • Evitar a desordem da casa é muito importante, para evitar acidentes, bem como os cuidados com o fogão e outros eletrodomésticos.
  • Recomenda-se remover as trancas da porta do banheiro e do quarto de dormir, e manter áreas de piscina fechadas.
  • Manter bolsas,talão de cheques, chaves, dinheiro, carteira e outros objetos do tipo longe do alcance, pois o paciente pode guardá-los e esquecer-se de onde colocou.( Ter sempre cópias).
  • Outro ponto importante é evitar que o paciente dirija.
IMPORTANTE: Deve-se observar cada cômodo da casa e decidir as melhores mudanças a se fazer( lembrar que este paciente não aceita muito bem as mudanças, portanto: faça o que for necessário,mas não exagere).

2 Comentários

  1. Está aí a importância da assistência Domiciliar no cudiado ao idoso. Orientar e minimizar riscos é fundamental e tem um forte impacto sobre a saúdo do idoso. Obrigada pelas informações. um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana.
    Estou aqui para colaborar com informações que possam ajudar a manter uma boa qualidade de vida para esses idoso tão especiais.

    ResponderExcluir