CUIDADOS COM O CORPO: EXERCÍCIOS FÍSICOS.



O corpo precisa de movimento e sabemos que a " síndrome do desuso " promove o envelhecimento. Não há grupo que corra risco mais elevado de depressão, doenças e morte prematura que o de pessoas completamente sedentárias. Pesquisas realizadas com idosos demonstraram conclusivamente que a prática da atividade física é um dos grandes fatores de prevenção de fraqueza, imobilidade, obesidade, osteoporose, hipertensão e diabetes e tantas doenças crônicas que fragilizam nossos idosos.Portanto, é sabido que o sedentarismo é um dos grandes inimigos do envelhecimento saudável.
Envelhece com saúde quem se previne também das patologias que podem aparecer ao longo da vida, como hipertensão ou diabetes, de preferência através do controle dos fatores de risco, como o fumo, o sedentarismo, a obesidade, o colesterol alto.Vale dizer que atividade física e uma alimentação saudável são algumas das bases para o bom envelhecimento. Exames médicos periódicos e o aconselhamento médico também podem garantir que estamos no caminho certo, mas é fundamental entender que antes de tudo, o envelhecimento saudável é uma escolha e um compromisso pessoal.Um compromisso antes de tudo com a manutenção da saúde, prevenção das doenças evitáveis ou das complicações das doenças inevitáveis..
Fatores psíquicos e maus hábitos do cotidiano também levam a nossa "máquina corporal" a trabalhar mal.
Os exercícios e o autoconhecimento tendem a alterar a memória sensorial e após várias experimentações pode-se provocar a mudança do corpo e consequentemente do comportamento, eliminando gestos e pensamentos parasitas e realizar a integração da unidade corpo-mente.
A distração e o lazer também são fundamentais para todos, independente da idade.Atividades culturais, passeios, viagens e cursos de autoconhecimento promovem a ativação neuronal, melhoram a autoestima e integram o idoso à família e à sociedade.Auxiliam, principalmente, a integração consigo próprio. Ele se sente mais inteiro, mais completo e mais seguro.


OBSERVAÇÃO: É importante não fazer exercícios por conta própria e sim buscar um local adequado, com profissionais habilitados.

0 Comentários