COMO IMPEDIR QUEDAS EM IDOSOS: PROGRAMA DE PREVENÇÃO



A queda é definida como um evento não esperado, no qual o idoso cai de um nível superior para um inferior, ou no mesmo nível, de forma involuntária, com ou sem perda da consciência e com ou sem lesão.

As quedas são ocorrências relativamente comuns nos idosos. Cerca de 30% das pessoas caem a cada ano. Essa taxa aumenta para 40% entre idosos com mais de 80 anos e 50% entre os que residem em instituições de longa permanência.

As quedas e suas consequências estão assumindo dimensões de epidemia. O Ministério da Saúde alerta para o fato de que os custos com a saúde motivados por quedas de idosos no Brasil têm crescido de maneira significativa. Além de representar um grande problema para o idoso em função das suas consequências, como fraturas, incapacidades, hematoma cerebral, imobilidade, hospitalização, perda da independência, ansiedade, isolamento, medo, diminuição das suas atividades, institucionalização e morte.

Dos idosos que caem, 50% referem quedas em meios fios, calçadas irregulares ou em escada. A influência dos fatores ambientais no risco de quedas associa-se ao estado funcional e mobilidade da pessoa idosa. Quanto mais frágil, mais suscetível. A maioria das quedas acidentais ocorre dentro de casa ou em seus arredores, geralmente durante o desempenho de atividades cotidianas como caminhar, mudar de posição e ir ao banheiro.

Independente da causa, as modificações do ambiente e intervenções multidisciplinares são importantes, mas a realização de exercícios físicos é extremamente importante para melhorar a força muscular e o equilíbrio. Diversos trabalhos mostram que os idosos que se exercitam regularmente têm menos chance de sofrer quedas.

Um programa de prevenção de quedas tem como objetivo promover a autonomia e a independência do idoso, minimizando os riscos de queda e suas consequências, diminuindo o medo de cair e incentivando as atividades de vida diária.

Os programas de prevenção de quedas contêm, em sua maioria:

  • Treino do equilíbrio estático e dinâmico em solo firme.
  • Em superfícies instáveis, treino de transferências de peso
  • Treino de marcha, andar sobre uma linha imaginária, caminhar de lado ou de costas e ultrapassar obstáculos.
  • Exercícios de resistência para fortalecimento muscular, principalmente para membros inferiores, exercícios de flexão, extensão e abdução do quadril, flexão plantar e reforço dos isquiotibiais. 
  • Treino de flexibilidade e alongamento.
  • Treino das atividades da vida diária como sentar e levantar de uma cadeira, fazer transferências e apanhar objetos no chão.
Não se pode esquecer que o idoso, diferentemente do adulto normal, tem um organismo diferente em termos de ritmo e função.

A gradação da intensidade da atividade física e motivação para continuar deve ser bastante apreciada e manipulada com muita cautela.

Quer saber mais sobre como funciona um programa de prevenção de quedas? Possui um familiar ou amigo que possa se beneficiar do programa?
Entre em contato clicando aqui.

0 Comentários