EFETUE TAREFAS DO DIA-A-DIA MESMO COM ARTROSE NO JOELHO.




Simples atividades diárias podem tornar-se dolorosas quando você tem osteoartrose de joelho. A osteoartrose (osteoartrite ou artrose) é uma doença relacionada com uma lesão degenerativa na cartilagem articular, que causa dor, inchaço e limitação dos movimentos.

"A articulação é a parte do corpo que une os ossos e permite a realização de movimentos. As superfícies dos ossos que se aproximam são revestidas pela cartilagem articular, cuja função é evitar o atrito de um osso contra o outro e amortecer o impacto produzido pelo movimento ou pelo esforço, facilitando o deslizamento das extremidades ósseas. Com o aparecimento da artrose, os movimentos articulares ficam prejudicados. E isso pode causar dor ao caminhar longas distâncias, ao subir escadas, ao agachar, ao dobrar o joelho, ao ficar de pé e ao realizar tarefas simples do cotidiano, como lavar louças ou cuidar do jardim", afirma o reumatologista Sérgio Bontempi Lanzotti, que dirige o Iredo, Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares.
A seguir, o médico enumera algumas medidas que podem ser adotadas para minimizar a dor no joelho provocada pela osteoartrose, durante a execução de atividades diárias:
1. Trabalhos domésticos

Fazer camas, lavar pisos e limpar armários envolve agachar, ajoelhar e uma série de outros movimentos que podem desencadear dor no joelho afetado pela artrose. "Para realizar estas tarefas, você pode considerar o uso de equipamentos funcionais, tais como joelheiras vendidas para jardinagem. Além disso, deve evitar forçar ambos os joelhos, ao mesmo tempo. Você deve ajoelhar-se em um joelho de cada vez e mudar de joelho frequentemente. Planeje fazer suas tarefas domésticas próximo do horário em que você toma sua medicação para dor, pois isto também pode facilitar a execução das mesmas. Programe suas tarefas para serem realizadas ao longo do dia, não é preciso fazer tudo de uma vez. E lembre-se de fazer pausas curtas e frequentes para dar alívio aos joelhos", recomenda o diretor do Iredo.
2. Jardinagem

O prazer de sentir o sol nas costas pode ser prejudicado pela dor no joelho provocada pelo movimento de estar de cócoras e/ou flexionando os joelhos por um longo período. "Ferramentas de jardinagem, tais como colheres de cabo longo, enxadas e garfos permitem que você fique mais reto, enquanto trabalha. Utilize um carrinho de mão para ajudá-lo a transportar as plantas e a terra, assim você alivia o peso sobre os joelhos. Use almofadas de rebaixamento para a jardinagem para amortecer os joelhos. Evite ficar o tempo todo ajoelhado, usando um banco curto com rodas", ensina Lanzotti. Se você gosta muito de jardinagem, considere fazer uma reestruturação no jardim para torná-lo mais fácil acessível e adequado às suas limitações físicas. "Por exemplo, você pode cultivar plantas em uma plataforma elevada ou legumes em uma treliça, ao invés de plantar tudo no chão, o que evitará que você se agache tanto. Também ajuda no auxílio das dores realizar uma caminhada leve, antes da jardinagem, visando fazer o aquecimento do corpo", diz o diretor do Iredo.
3. Cozinhar

Ficar em pé por longos períodos para preparar o almoço, o jantar ou cozinhar para uma festa pode causar estragos nos joelhos afetados pela osteoartrose. "Por isto, a superfície do piso faz uma grande diferença. Se você estiver de pé em cima de pisos de cerâmica ou concreto, usando um tapete antiderrapante com amortecimento de espuma, poderá ficar o dobro de tempo nesta posição, sem sentir dor", informa o reumatologista. Os calçados também podem fazer a diferença, mas o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Um estudo publicado no Arthritis Care and Research, comparou a carga (quantidade de resistência / peso) entre quatro diferentes tipos de sapatos: tamancos, sapatos planos, sapatos de estabilidade e chinelos. Os pesquisadores descobriram que os tamancos (muitas vezes indicados como apropriados para quem tem osteoartrose de joelho) provocaram mais estresse sobre os joelhos do que as outras opções, tornando sapatos planos a opção mais indicada para ficar em pé durante muito tempo. "Por fim, varie suas atividades e sua posição ao cozinhar, ao invés de simplesmente ficar de pé e parado o tempo todo. A cada 15 ou 20 minutos, ande um pouco, faça uma parada, puxe uma cadeira e sente, visando reduzir a dor no joelho", recomenda Sérgio Lanzotti.
 
4. Viagens rodoviárias

Ficar sentado com os joelhos dobrados por longos períodos de tempo pode causar dor no joelho afetado pela osteoartrose, a atividade física ameniza a dor. "É preciso mover o joelho para permitir que os fluídos que amortecem as juntas (líquido sinovial) possam lubrificar as articulações", diz o médico. É por isso que a atividade física moderada de três a quatro dias por semana é recomendada para aqueles com artrose de joelho, visando preservar a articulação do joelho lubrificada e em movimento. "Ao viajar de ônibus ou carro, é preciso parar para esticar as pernas. Assim, paradas a cada 45 ou 90 minutos são essenciais", ensina Sérgio Bontempi Lanzotti.

5. Moda do dia-a-dia

Saltos imponentes podem ser muito elegantes, mas eles não são a melhor escolha se você tem artrose de joelho. A altura dos saltos mais indicada varia para cada indivíduo, de acordo com a gravidade da doença. "Em geral, um saltinho baixinho, apoiando o calcanhar é mais confortável que um sapato completamente plano. Saltos mais altos não são recomendados, pois podem aumentar a progressão da osteoartrose de joelho em mulheres", informa o reumatologista.
6. Fazer compras

O segredo para conseguir fazer compras durante todo o dia: manter-se em movimento. "Se você ficar parado por 10 minutos ou mais, você pode sentir dor no joelho quando recomeçar a andar de novo. Assim, se você está de pé em uma longa fila de pagamento, mantenha os joelhos em movimento. Alternadamente, dobre os joelhos, faça movimentos para cima e para baixo, ajudando a lubrificar a articulação do joelho", ensina o diretor do Iredo. Em shoppings com mais de um andar, aproveite as escadas rolantes e elevadores para evitar subir e descer escadas, o que provoca dor no joelho. "Sapatos favoráveis ou joelheiras podem ser prescritos pelo seu médico para manter os joelhos alinhados", informa o médico.
7. Exercícios físicos

O exercício físico regular aumenta a força e a flexibilidade e reduz a dor nas articulações dos joelhos, tornando-se uma parte valiosa da rotina diária do paciente portador de osteoartrose. "A melhor abordagem varia de acordo com o indivíduo. Em geral, caminhada, ciclismo e natação são atividades indicadas. A caminhada funciona bem porque não é muito agressiva e mantém o movimento conjunto. É preciso, novamente, estar atendo à escolha de um tênis confortável e que forneça estabilidade ao caminhar", afirma Sérgio Lanzotti. Na hora de exercitar-se, é preciso deixar que a dor seja o seu guia. "Se você está no meio de uma crise (o seu joelho está inchado e inflamado), acalme as articulações com gelo ou com o uso de medicamentos (prescritos pelo seu médico). Faça caminhadas suaves sobre uma superfície lisa, evite subir e descer colinas em terrenos irregulares, o que pode agravar a dor no joelho", recomenda o reumatologista. Quem tem artrose de joelho deve consultar um fisioterapeuta ou um educador físico para saber que exercícios específicos podem ajudar a fortalecer os músculos ao redor da articulação do joelho.

0 Comentários