13 de junho de 2012

QUEM É O CUIDADOR ?



Cuidador de idoso dependente é aquela pessoa, geralmente familiar, que por diferentes motivos, dedica seus esforços e tempo, dando uma atenção especial a este idoso, minimizando sua incapacidade e limitação, acompanhando-o diariamente.
Cuidar nem sempre é algo fácil ou prazeroso de se fazer, entretanto é importante gostar e\ou aprender a gostar daquilo ou daquele que é cuidado.
Especificamente, o cuidador cuida, no sentido mais amplo da palavra. Auxilia quem precisa dele: idosos ou alguém com limitações significativas, ou ainda, alguém que deseje ou precise de companhia,apenas.
Este profissional pode estar por perto durante a noite, durante o dia, ou em ambos. Participa desde o apoio ou mesmo ajuda física para o banho, café da manhã, até o chá da noite e o ir dormir, além de lembrar e\ou dar a medicação.
Nesse tipo de relacionamento, a confiança, em especial da pessoa a ser cuidada, é algo a ser conquistado, com o tempo.
Esta relação do idoso com o cuidador é diferente da relação da criança com a babá: significa aceitar limites, tantas vezes progressivos e renunciar a individualidade, a privacidade, o fazer sozinho, o que sempre,até então, foi feito sem necessidade de qualquer ajuda.
Portanto o respeito, a honestidade e dedicação são imprescindíveis nesta relação de início já tão íntima, na qual a confiança e o afeto são conquistadas com o tempo.

"Dr Anita L. Neri, gerontóloga e psicóloga, da Unicamp, diz: "Cuidar de idosos é um valor profundamente arraizado nos corações e nas mentes das pessoas. Seguramente, nenhum adulto nega o alto valor moral desse compromisso e a importância de cumprimento, por sucessivas gerações".