O QUE É A TERCEIRA IDADE ? ...

É o "dito" envelhecimento que chega de mansinho contra a nossa vontade.





Se você está convicto de que o envelhecimento é natural e inevitável, assim como normal, não adianta querer apagar essas convicções, pois você não conseguirá mesmo que tente. O que isto quer dizer? O envelhecimento parece ser algo que está lhe acontecendo, quando na verdade é uma coisa que seu corpo basicamente aprendeu a fazer porque ele segue a programação inserida por você que é o programador. E esta programação é inconsciente, ditada pelas suas crenças que você mal sabe que nutre.(Deepak Chopra).
Como processo físico, o envelhecimento é universal, e inevitável, porém .... não há uma curva de envelhecimento que possa ser aplicada a todas as pessoas. Há quem escape de certos sintomas da idade, enquanto que existe também quem seja vítima deles muito tempo antes da velhice se instalar.
Podemos observar grandes diferenças entre idosos da mesma idade. Tornamo-nos cada vez mais distintos uns dos outros em relação ao nosso grau de saúde. Existem duas formas de envelhecimento: o normal e o inadequado. O normal acontece com todos nós e ele não nos impedirá de fazer esporte, de cuidar do intelecto e de ser ativo, ou seja, não impõe graves limitações à vida. Já o envelhecimento inadequado pode trazer problemas.
Na nossa sociedade, a palavra velho implica fragilidade e dependência crescentes. Esta é uma projeção poderosa que pode ilustrar como o nosso medo de envelhecer e nossa crença profunda de que fomos feitos para envelhecer transformam-se no próprio envelhecimento, ou seja, uma profecia que pode se realizar, pois o nosso corpo é um campo de consciência, e a atividade no interior das nossas células é diretamente influenciada pelo modo como pensamos e agimos.
Nossas crenças são os únicos elementos que realmente nos limitam. E isto quer dizer que temos a capacidade de criar realidades que nos permitam idealizar inúmeros potenciais conforme nossas expectativas individuais.
Sempre é tempo para crescer e evoluir. Enfrentar os erros e acertos, os desafios e obstáculos e encará-los como grandes aprendizados que nos levam para transformações e conquistas. A busca do "novo", aprender algo todos os dias, mudar a forma de enxergar os fatos somente pela ótica do "nosso mundinho", pode tornar a vida mais prazerosa e gostosa de ser vivida.
Você pode criar o mundo da maneira que quer que ele seja, e entrar nessa visualização, mudando seus estados, suas crenças e suas ações.


FONTE:Revista- Bem Estar com -Terceira Idade.

0 Comentários