SETE MANEIRAS DE MELHORAR A CONVIVÊNCIA COM O PORTADOR DE ALZHEIMER.



Somente quem convive com o paciente de Alzheimer sabe o quanto é importante o contato e o carinho dos familiares.Não apenas na relação de cuidado, mas também no manejo da doença junto ao médico e outros profissionais de saúde fazem toda a diferença.
Mesmo en famílias com muitas pessoas, em geral alguém é eleito para cuidar do paciente e aprender como lidar com os desafios que surgem a cada dia.
Abaixo uma lista para te ajudar a dar suporte à pessoa com Alzheimer sem que tantas obrigações se tornem um problema para a sua própria saúde.
 
  1. Elabore uma agenda semanal .
          Manter uma rotina bem estruturada garante o número de horas de sono adequado.Cássio Bottini recomenda que seja estipulada a rotina para toda a semana.Uma agenda bem feita não preenche o tempo todo do idoso, mas garante que seja reservado um espaço para atividades que vão melhorar a qualidade de vida dele.Além disso, a rotina bem organizada ajuda o paciente a se localizar-perda de referências de tempo e espaço é um dos problemas característicos do Alzheimer.Muitos não reconhecem a própria casa e nem os parentes e acreditam que fatos acontecidos há muito tempo são recentes.
 
     2.  Incentive a independência.
 
          O recomendado é estimular o paciente a fazer as atividades do dia a dia com supervisão e oferecer ajuda somente nos casos de dificuldade, sempre com o objetivo de evitar riscos, recomenda o psicogeriatra Cássio.Já atividades potencialmente perigosas, como cozinhar, dirigir e até mesmo fazer operações bancárias, devem ser evitadas.
 
     3.   Fique atento as reações.
 
          Não existe nenhuma restrição à exposição do portador de Alzheimer a pessoas de fora do ambiente familiar, afirma Cássio Bottini.Mas é importante que o familiar fique atento às reações do idoso, já que muitas vezes ele pode se sentir ansioso na presença de estranhos e acabar ficando inseguro.Mas não deixe de estimular o contato com outras pessoas, isso é muito importante para a qualidade de vida do portador da doença.
 
     4.   Aprenda a lidar.
 
          Muitas vezes acaba sendo estressante lidar com quem tem Alzheimer.As informações têm que ser repetidas várias vezes, a compreensão é difícil, os gestos são mais lentos: é preciso muita paciência.
          Mas, segundo Cássio Bottini, mais que calma, é preciso aprender a lidar com essas características da doença.Além de entender as limitações, é muito importante manejar os problemas sem deixar de estimular o idoso, conta.Aceitar a limitação é um erro grave, sufoca um contato de qualidade.
 
     5.   Organize um ambiente seguro.
 
          É importante que a família e o cuidador façam adaptações na casa para que ela se torne um ambiente seguro para o portador de Alzheimer.Existem diversas dicas de como ajustar o lar ao idoso com esse tipo de demência.
          Retire tapetes(que podem causar quedas), coloque proteção nas janelas, corrimão de apoio no box e próximo ao vaso sanitário, além de piso antiderrapante no chão, é importante sempre supervisionar o idoso na hora do banho.É importante também manter o fogão longe do acesso do idoso.
 
     6.    Faça perguntas simples.
 
            Muitas vezes fica difícil manter um diálogo com o portador de Alzheimer en função da confusão mental quase sempre presente.Mas a conversa não é impossível, basta um pouco de calma e uma fala bem ordenada para melhorar o bate-papo.Cássio Bottini explica que a informação precisa ser transmitida de maneira simples, tocando em um assunto por vez.Falar de dois temas ao mesmo tempo aumenta as chances de desentendimento, o idoso acaba misturando os assuntos.Também é importante fazer frase curtas e manter o contato visual o tempo todo para aumentar a atenção do paciente  e vale falar de assuntos mais simples, nada muito complexo, recomenda.
 
     7.    Estimule o exercício físico.
 
            Fernanda Gouveia explica que o tratamento do paciente com Alzheimer é feito com remédios e estimulações.Além de todo o estímulo cognitivo, o exercício físico é uma excelente forma e estimular o portador de Alzheimer.Mas o profissional adverte."Ele deve sempre ser feito com recomendação médica e acompanhado por um fisioterapeuta, nunca sozinho".Quem foi sendentário a vida toda, encontrará ainda mais dificuldade para fazer atividades físicas se for afetado pela doença.

0 Comentários