COMO VAI FUNCIONAR A FISIOTERAPIA ONLINE PARA O PÚBLICO IDOSO ?




O serviço de fisioterapia para idosos (acima de 60 anos) online (teleconsulta/telemonitoramento) pode ser um excelente recurso para de longe estarmos perto, no atual momento de pandemia, isolamento social e fragilidade emocional.

Não se trata de uma modalidade que vá substituir o serviço da fisioterapia presencial, mas devido as circunstâncias, é um recurso que pode ajudar a dar suporte ao idoso (grupo de risco) que está neste momento em sua casa, e que por condições de comorbidades, processo de envelhecimento inevitável, precisa ficar em sua residência.

Desse modo, a fisioterapia online para o idoso visa minimizar os efeitos do sedentarismo, da imobilidade, da prevenção de quedas e principalmente que este idoso continue, dentro do seu ritmo, tempo, preservando ao máximo sua autonomia, buscando manter sua independência funcional e procurando manter-se um cidadão ativo, participativo, produtivo e afetivo, mesmo que dentro de casa.

Que este IDOSO continue sendo “PROTAGONISTA” da sua história de vida.


Ok Raissa. Mas COMO vai funcionar esta fisioterapia online?

- Com agendamento prévio via telefone/celular- whatsapp

- Com avaliação e acompanhamento dos atendimentos com empatia, paciência, afetividade e humanização. Tratar este momento com delicadeza e compreensão. 

- Com exercícios/aulas aplicadas no ritmo, velocidade, compreensão do idoso que vai ser ou está sendo assistido em sua casa.

- Com uma comunicação de fácil entendimento (clara e simples) tanto para o idoso quanto para o cuidador familiar/profissional.

- Com uma conduta individualizada, ou seja, personalizada de acordo com as necessidades do idoso.

-Horário agendado antecipadamente via telefone/celular com o próprio idoso que mora sozinho, idoso que mora com a família ou com o familiar do idoso. (Idoso que precisa de mais cuidados).

- Cartilha/vídeos de exercícios direcionados a condição funcional que o idoso se encontra.

- O idoso vai utilizar materiais da sua própria casa como por exemplo: garrafas pet, pacotes de feijão ou arroz, frutas (limão, laranja), cadeiras, sofás e afins.

- Assessoria para uso da plataforma digital que tenha uma melhor aplicabilidade para a situação do idoso.

- Planos acessíveis e facilitados de pagamento.


Ahh, Raissa, mas será que vai funcionar? Será que vou conseguir? Será que meu, filho, esposo, esposa, neto vão me ajudar? Será que sou capaz de ser protagonista da minha própria vida?

Ahh, Raissa, mas meu filho, esposo, esposa, neto, não tem tempo, não tem paciência em me ensinar a usar o celular ou me ajudar a fazer os exercícios.

O não você já tem. Tem que tentar. Tem que perseverar Tem que sair da zona de conforto. Tem que pedir ajuda.

Este é um momento de nos colocarmos no lugar do outro, de praticar a compaixão, de praticar a solidariedade para com  nossos idosos.

"Existem muitas possibilidades, não se apegue as piores. Vai lá e faz. Essa é uma época de achar soluções para os problemas, seja as soluções que as pessoas precisam."


FISIOTERAPEUTA RAISSA MOREIRA
Há 13 anos cuidando do público idoso, com um olhar humanizado.
Especialista em Gerontologia
Mestra em Ciências da Saúde
Crefito- 108277-f

0 Comentários