QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE SE ESTIMULAR A MOBILIDADE NO PACIENTE COM DOENÇA DE ALZHEIMER


  • Melhorar o Sono:
Usar o quarto só para dormir; manter horários fixos ara dormir e acordar; fixar horários para as refeições; diminuir a ingestão de líquidos durante a noite.
  • Diminuir a agitação: 
Um programa de atividades, que deve incluir atividade física, diminui o comportamento de agitação e agressividade. Além de preencher o tempo, as atividades dão um sentido em um propósito a vida, mesmo para as pessoas com DA.
  • Diminuir comportamentos sexuais inadequados: 
A atividade física ajuda a direcionar a energia sexual reduzindo o potencial para atividade sexual exacerbada.
  • Melhorar a obstipação intestinal: 
Exercícios em especial com as pernas e abdômen, como o andar e outros exercícios localizados, ajudam a melhorar a mobilidade intestinal ajudando o trânsito das fezes.
  • Melhorar a circulação: 
O inchaço de pés e pernas devido a inatividade é bastante comum, principalmente com o avançar da DA.Movimento dos pés para cima e para baixo e movimentos circulares do tornozelo ajudam o retorno venoso e diminuem o inchaço.
  • Prevenir pneumonias: 
Os exercícios de braços e o andar, além da posição sentada favorecem os movimentos de expansão do tórax estimulando a respiração.Outras medidas de limpeza dos pulmões podem ser adotadas como a fluidificação das secreções por meio de inalação, a tapotagem, a vibração, a drenagem postural e até mesmo a aspiração de secreções por meio de sonda pelo nariz, feitos por um profissional qualificado.Ficar longo períodos na posição deitada favorece o acúmulo de secreções.
  • Retardar o aparecimento de contraturas e deformidades: 
Exercícios de alongamento e de mobilização articular podem ajudar, principalmente se iniciados precocemente.

0 Comentários