A FISIOTERAPIA DENTRO DA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR




A fisioterapia tem como finalidade restabelecer, reabilitar, manter ou adaptar os idosos com limitações funcionais, decorrentes do envelhecimento e/ou doenças. Desse modo, a fisioterapia é parte fundamental no tratamento do idoso e deve ser incorporada a assistência domiciliar.
Dentro da Assistência Domiciliar, a fisioterapia atua nos casos de dependência nas AVD, quedas recorrentes, dificuldade na locomoção e, principalmente, nas restrições ao leito, cuja mobilidade e função respiratória do idoso encontram-se reduzidas. O número de sessões de fisioterapia é variável conforme as necessidades de cada idoso.
A orientação aos cuidadores é parte do conjunto de intervenções feitas pela fisioterapia no idoso dependente e restrito ao leito. Essas orientações devem ser dadas sob forma de cartilhas, manuais e desenhos para que as aquisições adquiridas na terapia possam transpassar para o cotidiano, além de ser uma forma efetiva de manutenção dos casos estabilizados.
Os objetivos que se destacam dentro da fisioterapia domiciliar são treino de marcha e fortalecimento muscular.
Sendo assim a fisioterapia em domicílio visa buscar a independência, autonomia e, pricipalmente, a qualidade de vida dos idosos.
FONTE: LIVRO- FUNCIONALIDADE E ENVELHECIMENTO(FISIOTERAPIA: TEORIA E PRÁTICA CLÍNICA; AUTORES: MONICA RODRIGUES PERRACINI E CLÁUDIA MARINA FILÓ- 2011.

0 Comentários